Case de fidelização de clientes – Restaurante Latife

Como fidelizar clientes no concorrido mercado de alimentação no Brasil

Entrar em um mercado disputado e conseguir chegar a um alto nível de notoriedade é uma tarefa difícil para empresários de qualquer segmento. Imagine no setor food, em que os empresários têm que lutar diariamente para atrair a atenção dos consumidores na hora do almoço, jantar, ou até mesmo em um lanche rápido.

O Restaurante Latife, localizado na cidade de São Paulo, capital é um exemplo de que com trabalho duro, pensamento na satisfação do cliente e sempre fornecer os melhores produtos são algumas das melhores estratégias para ter sucesso nos negócios.

O Restaurante teve seu início em 2003, e desde então, o atual e gerente Carlos Makdisse não se desassocia de seus lemas, que é oferecer os melhores produtos e promover um ótimo atendimento, mas considera que, mesmo assim, era necessário algo a mais para que seu estabelecimento se diferenciasse de vez da concorrência e enfim, conseguisse atingir números satisfatórios em vendas, ticket médio e melhores índices de avaliação dos clientes.

Comida Árabe ainda não é uma culinária totalmente aceita no paladar do brasileiro. Desde os primeiros dias de sua criação, em 2003, o restaurante se propôs a trazer algo novo e diferente para a localidade, e passados 14 anos, o desafio de concorrer com culinárias tradicionais e também com algumas orientais, como a chinesa e a japonesa, ainda é muito complicado.

No entanto, com o passar do tempo, o restaurante atingiu um nível satisfatório de preferência dos clientes, o que fez com que as metas fossem atingidas e o restaurante crescesse rapidamente e de forma recorrente mês a mês. Junto com esse crescimento, ainda faltava algo que ajudasse a empresa a crescer mais do que as projeções calculavam.

 

A SOLUÇÃO: FIDELIZAR OS CLIENTES

A parceria entre a Donuz e o Latife começou no momento em que o gerente Carlos percebeu a necessidade de avançar em alta escala no relacionamento com seus clientes.

“Sempre prezamos muito pelo bom relacionamento com cada cliente que visita nosso restaurante, mas em certo momento, percebi que deveria avançar para distanciar ainda mais da concorrência. Foi aí que contratamos o sistema de fidelização da Donuz. Não só nós estamos muito satisfeitos com os resultados da parceria, mas também os clientes são só elogios do que estamos oferecendo a eles”.  – Carlos Makdisse, Gerente do restaurante.

A preocupação com a experiência do cliente e pelo aperfeiçoamento de suas estratégias de fidelização levou o Latife a conseguir aumentar significamente o ticket médio, a taxa de retenção de clientes novos e antigos, as indicações e boas classificações em sites de avaliações.

Para quem gosta de comida árabe e saudável é um bom local, pois tem bastante variedade e preço justo. Tudo bem limpinho e fresco. Gostei!  – Viviane Lira, através do site Trip Advisor

Excelente!! Pedi o lanche vegano, e quando ele chegou não consegui imaginar como vivi tanto tempo sem ele hahaha.  – Giuliano, através do aplicativo iFood.

O DESAFIO:

No momento que a Latife decidiu implantar um programa de fidelidade eles perceberam que haviam diversos desafios. O programa precisava ser integrado com sistema do restaurante. Precisava ser fácil de utilizar. Os cliente precisavam ter facilidade para se cadastrar e resgatar os prêmios e como eles não tinham muito tempo disponível, pois o restaurante sugava a maior parte do tempo, eles precisavam de uma empresa que ajudasse a implantar o programa e fornecesse uma assessoria para garantir a eficiência do programa.

A Donuz Conseguiu ajudar a Latife a superar todos estes desafios, fato que deixou o restaurante muito satisfeito com a Solução.

RESULTADOS

Os resultados foram além do esperado e as projeções de vendas foram alcançadas antes do tempo determinado. Com a parceria Donuz + Latife, o restaurante teve uma recorrência maior de retorno, aumentou seu ticket médio, aumentou as vendas, conseguiu o que antes eles não haviam conseguido, que foi um relacionamento mútuo e contínuo com seus clientes e, por consequência, conseguiram reter e fidelizar muitos clientes por bastante tempo.

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