Como fazer Curva ABC para alavancar o seu negócio

Quer saber como fazer curva ABC para melhorar os resultados da sua empresa? Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito dessa estratégia que vem sendo empregada em larga escala por empreendimentos de todos os portes.

Vamos explicar:

Curva ABC e o Teorema de Pareto

A Curva ABC é baseada no Teorema de Pareto, a famosa lei de 80/20, na qual para os 80% de resultados, apenas 20% dos esforços são empregados.

Esse teorema foi aplicado em diversos casos de sucesso da História, como Joseph Moses Juran, dono da General Eletric, que percebeu que 80% dos problemas da empresa eram ocasionados somente por 20% de fatores e começou a elaborar estratégias para reduzir esses gargalos.

Da mesma forma, identificou também que 80% da riqueza de uma empresa e até mesmo de um país provêm apenas de 20% de seus produtos ou clientes. Até hoje esse Teorema continua válido e útil para direcionar esforços e recursos para as áreas mais rentáveis.

Esse método eficaz vai ajudar a revelar quais são os seus 20% dos esforços que garantem 80% do resultado da sua empresa para que assim você possa colocar mais foco nos produtos e clientes que mais geram lucro.

Vamos aprender como fazer curva abc com este objetivo?

Como funciona a curva ABC

O nome curva ABC foi empregado porque o gráfico forma uma curva com três partes diferentes, sendo elas A, B e C. Por meio dessas letras, podemos ver quais são as classes de produtos ou de clientes que mais trazem resultados com a seguinte escala:

Classe A – os 20% dos itens ou clientes que trazem 80% dos resultados

Classe B – os 30% dos itens ou clientes que trazem 15% dos resultados

Classe C – os 50% dos itens ou clientes que trazem 5% dos resultados

Como podemos perceber, a Curva ABC é muito similar ao Teorema de Pareto, mas trabalha com 3 fatores em vez de apenas 2. A partir dessa análise, podemos identificar quais são as classes que trazem mais lucro ao negócio, verificar qual o grau de dependência que a empresa tem de cada uma delas e, principalmente, entender quais são as classes cujas vendas podem e devem ser escaladas.

Em que áreas posso aplicar a Curva ABC?

A Curva ABC pode ser aplicada nas mais variadas áreas do seu negócio. Você pode por exemplo identificar a porcentagem exata dos produtos e/ou serviços que representam maior faturamento na sua empresa.

Vou lhe mostrar como fazer a curva ABC nestes casos:

Classe A – São os itens que têm o ticket mais elevado, mas que representam 80% do faturamento da empresa. Geralmente é o artigo de luxo, ou no caso dos serviços, o pacote premium, VIP e mais completo que sua empresa tem para oferecer.

Classe B – Essa classe que costuma representar 30% dos itens e 15% no faturamento da empresa tem o ticket mediano e conta com uma importância também intermediária na empresa. Quando se trata de serviço, geralmente é o pacote básico, de quem já comprou algum produto-estrela anteriormente ou que entrou em contato com a empresa pela primeira vez.

Classe C – Costuma representar 50% dos itens da empresa mas somente 5% do faturamento. Esse item pode ser o produto mais barato, ou o serviço de entrada.

Ao entender a curva ABC, você passará a ter uma visão mais ampla dos seus produtos e serviços e será mais fácil a tomada de decisão, sempre que estiver diante da necessidade de formar preço, organizar estoque e atender a outras demandas que surgem de última hora.

É extremamente importante ter este cenário em sua mente e compartilhá-lo com outros membros estratégicos da equipe, para encontrar soluções criativas e eficientes para ajustar seu negócio para torná-lo mais lucrativo.

Será que sua empresa está investindo em um serviço cujo ticket está abaixo do custo, ou seja, não cobre os gastos com mão de obra e leva mais tempo do que deveria?

Já parou para pensar se o produto mais vendido da sua empresa é justamente o que gera menos lucro?

Seu estoque está montado de modo a garantir o suprimento dos seus clientes, sem correr riscos desnecessários de terem a sua validade vencida?

Seus colaboradores não estão perdendo tempo demais em tarefas que não geram valor e poderiam ser substituídas por tecnologias mais avançadas?

As respostas para essas e outras perguntas essenciais para compreender o presente e traçar o futuro do seu negócio só serão possíveis quando você souber como fazer a curva ABC e aplicar essa estratégia corretamente.

Como fazer Curva ABC para clientes

Outra aplicação importante da Curva ABC se dá para identificar na sua carteira de clientes quais são os 20% que estão te trazendo 80% dos resultados. Vamos entender como separar os clientes em três classes:

  • Clientes Classe A: são os mais lucrativos, que têm o ticket médio de compra mais alto e que garantem a maior taxa de lucro para a sua empresa, além de comprar com uma frequência mais constante;
  • Clientes Classe B: são os 30% dos clientes que têm um ticket médio mais baixo, uma constância mais espaçada e que garantem 15% do lucro final da sua empresa;
  • Clientes Classe C: são os 50% dos clientes. Eles compram com o ticket mais baixo e com menor regularidade.

Quais clientes devo priorizar?

Numa análise menos detalhada, você pode se sentir tentado a focar apenas nos clientes classe A.

A verdade, porém, é que todos eles são importantes para a sua empresa, e provavelmente, você tem um problema comum à ampla maioria das companhias no Brasil, que é o fato de 80% dos seus resultados serem gerados por 20% dos clientes.

O que isso significa?

Se você perder clientes que fazem parte desses 20% mais lucrativos, haverá uma queda brusca no seu faturamento, podendo comprometer seriamente o futuro da companhia.

Da mesma forma, será que esses 80% que geram apenas 20% dos resultados não poderiam estar comprando produtos ou serviços em maior quantidade ou com maior valor agregado?

Sim, isso sempre é possível!

Usando a curva ABC para reter e fidelizar os clientes

Uma vez identificados os 80% que geram apenas 20% dos resultados na sua empresa, o passo seguinte é elaborar estratégias para aumentar a retenção e o ticket médio gasto por esses clientes.

Para isso, você pode utilizar softwares específicos que traçarão um mapa completo dos seus clientes. Em seguida, basta analisá-los individualmente para aplicar estratégias de retenção e fidelização capazes de aumentar o ticket médio e fazê-los seguirem sempre consumindo os produtos e serviços da sua companhia.

No final das contas, a Curva ABC não só nos ajuda a definir uma abordagem específica para cada Classe como nos dá mais poder para investir em estratégias que façam os clientes “subirem” de Classe dentro da Jornada de Compra, aumentando a rotatividade da empresa e fidelizando em um nível mais profundo os clientes que já chegaram até você.

Agora que você já sabe como fazer a curva ABC, que tal começar a aplicar essa estratégia nas diferentes áreas do seu negócio?

Isso lhe garantirá um importante diferencial, pois saberá exatamente quais os seus produtos e serviços são mais importantes; que tipos de tarefas burocráticas consomem mais tempo e energia dos seus colaboradores; quais clientes devem ser priorizados e uma série de outras métricas essenciais à saúde do seu empreendimento.

Mãos à obra!?

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais