Dia do Cliente: Como criar uma mensagem eficaz?

Uma relação forte e duradoura entre empresa e cliente deve ser cultivada com cuidado e dedicação.

Para isso, é importante sempre entrar em contato para agradecer a confiança depositada na sua marca, e isso deve ocorrer principalmente em datas especiais.

Quer data mais importante e especial para o comércio do que o dia do cliente?

Ainda há alguns empresários que nem se quer sabem da existência dessa data, mas em 15 de Setembro, comemora-se o dia do cliente.

Esse dia é muito importante para se comemorar, simplesmente porque todos nós somos clientes, já pensou nisso?

Não há necessidade de filtrar contatos para parabenizar neste dia, uma vez cliente, sempre cliente.

Está aí uma oportunidade até mesmo de recuperar os inativos, aqueles clientes que compraram uma vez há muito tempo e nunca mais se lembraram de voltar.

Sabemos muito bem que todo o trabalho que realizamos para aperfeiçoar nossos produtos e serviços, são para agradar e satisfazer necessidades de consumidores.

Sendo assim, este é o momento perfeito para renovar a parceria entre sua empresa e clientes.

Envie uma mensagem parabenizando-o pelo seu dia e agradecendo por todo o tempo que passaram juntos, todas as oportunidades de fazer negócio e toda a confiança depositada na sua marca.

Veja também as melhores estratégias para criar suas mensagens de agradecimento.

A importância do cliente para sua empresa

A fórmula é simples, sem cliente não há venda e sem venda não há motivo para a existência de uma empresa.

Por isso você deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes, mostre o quanto ele é valioso para você e mantenha o contato frequentemente.

Isso irá criar uma afinidade entre cliente e marca que, consequentemente, abrirá portas para várias outras oportunidades de fazer negócio futuramente.

Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.” – Henry Ford


Dê um presente para o cliente em comemoração do seu dia

Todo mundo gosta de receber um presente em datas especiais, não é mesmo?

No dia do cliente não é diferente.

Ofereça algo para recompensá-los por já terem realizado alguma compra, de preferência algo que seja um incentivo para voltar e comprar mais, como um voucher de desconto por exemplo.

Você pode oferecer um produto também, de qualquer forma ele terá que ir até sua loja para buscá-lo, isso proporcionará mais um encontro e mais uma oportunidade de venda.

O importante é oferecer algo que o cliente possa ver valor e de preferência que ele ganhe imediatamente, sem precisar participar de sorteios ou algo parecido.


Crie uma campanha para o dia do cliente

Há diversas formas de você entrar em contato com o cliente para divulgar uma campanha, mas cada veículo de informação possibilita um tipo diferente de mensagem. É importante saber quando utilizar cada um deles para que você atinja os melhores resultados possíveis.


E-mail

O e-mail, por ser bastante utilizado no meio empresarial, passa uma sensação de formalidade, mas ele pode ir muito além de uma mensagem seca e genérica.

Pense que seu cliente receberá mensagens de outras empresas também, o que torna a missão de convencê-lo a ver o seu e-mail mais complicada. Mas não desanime, seja criativo para se diferenciar dos demais.

Comece pelo assunto, ele é a chave para que esse cliente abra o e-mail. Utilize uma frase que desperte a curiosidade da pessoa e fique à vontade para utilizar emojis, mas não em excesso, apenas para chamar a atenção.

No corpo do e-mail, utilize o nome do cliente para mostrar proximidade, causar empatia e para que ele entenda que você sabe com quem está falando. Você pode tornar a mensagem divertida utilizando gifs e imagens, mas também nunca em excesso para não aumentar a chance de seu e-mail cair na caixa de span.

Veja na prática como ficaria um e-mail com uma mensagem de dia do cliente divertida e criativa

Assunto: Olá Maria! Você sabe que dia é hoje? Hoje é o dia do cliente!

Maria,

Neste dia tão especial, nós agradecemos a honra e o privilégio de ter você como cliente e aproveitamos para renovar nossa parceria de consideração e companheirismo te oferecendo um desconto de 10% para você usar em nossa loja no mês de setembro.

É um prazer homenagear você que sempre confia na gente. É por você que estamos sempre trabalhando no aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, buscando fazer sempre o melhor possível! Temos orgulho em tê-lo como cliente!

Parabéns!!! E obrigado por fazer parte do nosso universo!

Atenciosamente,

Sua empresa


SMS

O SMS possui vantagens e desvantagens importantes de serem analisadas. A principal vantagem é que ele não necessita de acesso à internet para que seu cliente receba a mensagem, assim que ela for enviada, basta que o número do telefone esteja correto para que chegue ao seu destinatário.

Mas por outro lado, o SMS é mais limitado, pois se você escrever um texto muito longo, dificilmente a pessoa irá ler e outras mídias são difíceis de serem incluídas na mensagem.

Por isso, o SMS é mais eficaz quando utilizado como complemento. Por exemplo, se você enviar um e-mail com um voucher de desconto, como o exemplo mostrado anteriormente, envie um SMS com um Call to Action, chamando o cliente para verificar seu e-mail e pegar seu presente. Como por exemplo:

Olá Maria! Você sabia que hoje é o dia do cliente? Como você é uma cliente muito especial para nós da (sua empresa), enviamos por e-mail um presente em comemoração a essa data. Não deixe de conferir!


Whatsapp

Hoje em dia o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados para a comunicação no mundo, e ele já está conseguindo seu lugar também no meio empresarial.

A grande vantagem desse meio de comunicação, é a variedade de mídias que podem ser exploradas para chamar a atenção do cliente.

Você pode enviar imagens, gifs, vídeos e textos além de poder usar e abusar dos emojis.

No Whatsapp, sua imaginação é o limite!

Até por ser um modo de comunicação mais leve, sem muitas formalidades e que está no dia-a-dia de todos atualmente.

Aproveite também para criar vídeos próprios com mensagens de agradecimento, o que seria mais interessante ainda, se um dos funcionários ou até mesmo o diretor da empresa aparecesse agradecendo e parabenizando os clientes.


O dia do cliente deve ser todos os dias!  

Por fim, lembre-se que de nada adianta você criar uma estratégia para agradar o cliente nessa data comemorativa mas se descuidar nos outros dias.

Ele deve ter a certeza de que é importante para você quando for pessoalmente na sua empresa, que é quando terá a oportunidade de confirmar a fidelidade a você.

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  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

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