Cliente Mais Pão de Açúcar

Saiba como o supermercado Pão de Açúcar está utilizando a fidelização de clientes para aumentar suas vendas

Empresas de todos os segmentos encontraram uma forma eficaz de reter seus clientes utilizando programas de fidelidade, cada um com suas peculiaridades e adaptações para seu tipo de negócio, mas com o mesmo propósito que é aumentar o faturamento e diminuir custos com aquisição de novos clientes.

Até mesmo empresas já reconhecidas no mercado estão apostando na fidelização de clientes para vencer a concorrência, um exemplo desse caso é a rede de supermercados Pão de Açúcar.

Pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, a rede foi fundada em São Paulo e hoje está instalada em bairros nobres de várias cidades brasileiras.

Neste post, vamos explicar tudo sobre o programa de fidelidade do Pão de Açúcar e mostrar como você pode criar um programa semelhante:

  • O programa de fidelidade
  • Vantagens de ser Cliente Mais
  • A estratégia por trás de um programa de fidelidade online
  • Posso criar um programa como o Cliente Mais Pão de Açúcar?

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

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O programa de fidelidade

O Cliente Mais Pão de Açúcar, que é o nome do programa de fidelidade do Pão de Açúcar, é utilizado tanto nas lojas físicas quanto na a loja online.

Os participantes do programa acumulam pontos ao realizar suas compras, esse saldo pode ser utilizado para adquirir prêmios ou descontos.

Mensalmente são disponibilizados 3 prêmios para cada cliente, apresentados como meta de compras, que são definidos de acordo com o histórico de compras, garantindo que este tenha total interesse em alcançar saldo suficiente para adquirir seus prêmios.

A lógica do programa é simples, quanto mais a pessoa compra melhores são os prêmios que ela ganha, o que incentiva a compra recorrente.

Nas lojas físicas, o cliente deve solicitar seu cadastro e sempre informar seu CPF no início da compra para acumular pontos no programa.

Nas compras online, o cliente pode realizar seu próprio cadastro e basta logar antes de fazer suas compras que automaticamente irão se transformar em saldo.

Em ambos os casos, o resgate de prêmios deve ser feito pelo aplicativo. Há ainda a opção de fazer todo o processo através do aplicativo disponível para smartphone.

Ou seja, o programa não requer muito trabalho operacional adicional para a empresa e é prático também para o consumidor.

Vantagens de ser Cliente Mais

O programa proporciona ainda outras comodidades para quem é Cliente Mais Pão de Açúcar, como por exemplo, através do aplicativo é possível agendar o horário em que o consumidor irá passar as suas compras no caixa e também criar uma lista de compras automática para que o app não o deixe esquecer de comprar nada.

Além disso, é possível encontrar o supermercado Pão de Açúcar mais próximo.

Ser um Cliente Mais não gera nenhum custo adicional para o consumidor, pois ele não é cobrado por anuidades ou mensalidades como outros estabelecimentos que criam seus próprios cartões.

Essa forma de fidelização de clientes oferece vantagens reais, uma vez que o cliente apenas ganha em participar.

Os pontos possuem validade para que o cliente seja forçado a acumular pontos mais rapidamente para conseguir trocar por um prêmio.

Mas mesmo considerando esse prazo, os prêmios são totalmente possíveis de serem resgatados, sem pegadinhas como em alguns programas de fidelidade em que o cliente fica acumulando pontos infinitamente e nunca atinge saldo suficiente para ser recompensado.

A estratégia por trás de um programa de fidelidade online

Programa de pontos

O ponto principal desse programa é que o cliente deve sempre manter seu cadastro atualizado para melhor aproveitar todos os benefícios oferecidos, e no programa do Pão de Açúcar isso é sempre incentivado, inclusive o resgate de prêmios só é possível de ser realizado se o cadastro estiver completo.

Dessa forma, o relacionamento com o cliente é facilitado, uma vez que todos os seus dados de contato estarão no banco de dados do programa.

O relacionamento com o cliente adicionado ao programa de pontos possibilita a fidelização dos clientes, já que a cada e-mail recebido, cada dúvida respondida e cada reclamação ouvida, a marca será lembrada.

Assim, o cliente jamais se esquecerá dessa empresa.

Para saber mais sobre como utilizar os dados de contato dos clientes e como o Marketing de Relacionamento pode te ajudar na fidelização de clientes, leia também o post sobre E-mail Marketing

Posso criar um programa como o Cliente Mais Pão de Açúcar?

Você deve estar pensando que a sua marca não conseguirá o mesmo sucesso que o Pão de Açúcar tem apenas utilizando um programa de pontos.

Mas acredite, é possível!

Mesmo que sua empresa seja menor, há soluções que atendem tanto grandes quanto pequenas empresas.

Algumas empresas oferecem programas de fidelidade totalmente automatizados e personalizáveis a preços que cabem no bolso de qualquer empresário.

Um exemplo é a Donuz, uma empresa de tecnologia especializada em fidelização de clientes que atende pequenas, médias e grandes empresas.

O diferencial da Donuz é que você não precisa se preocupar em saber como montar seu programa, a empresa conta com especialistas que irão conversar com você e te auxiliar em todo o processo de criação da estratégia de fidelização de clientes mais adequada para o seu seguimento e levando em consideração todas as variáveis do dia-a-dia do seu negócio.

Conheça mais sobre as vantagens e como funciona o software da Donuz através do site. Aproveite para falar com um consultor e tirar todas as suas dúvidas.

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
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  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

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