Controle financeiro empresarial

Nos primeiros momentos que comecei a ler sobre controle financeiro empresarial, percebi que as pessoas mais bem-sucedidas eram as que dedicavam tempo para entender tudo que fosse possível para fazer um planejamento impecável de suas finanças pessoais. Essas pessoas tinham a disciplina necessária para obter um satisfatório nível de conhecimento e expandiam essa educação ao longo da vida.

Quando criança e na adolescência, a educação financeira é algo que não está nas principais coisas que aprendemos na escola, por exemplo, mas é um dos principais componentes que fará com que no futuro você seja – ou não – uma pessoa controlada quando o assunto é dinheiro.

Nas empresas é basicamente muito parecido com o planejamento pessoal que fazemos com as nossas finanças pessoais, só que em uma escala muito maior.

O controle financeiro permite à empresa avaliar, de forma contínua e sistemática, as variações que são geradas em linhas estratégicas e operacionais previamente estabelecidas.

Esse tipo de controle fornece um ótimo nível de gerenciamento empresarial e possibilita um planejamento financeiro mais realista, com argumentos suficientes para que lhes permita tomar decisões que garantam o acompanhamento dos objetivos corporativos propostos.

A importância do controle financeiro atinge vários níveis dentro da estrutura empresarial:

  • Nível estratégico.
  • Políticas de investimento.
  • Políticas empresariais e operacionais.
  • Perspectiva operacional.


Controle financeiro em nível estratégico

Quando falamos de controle financeiro em um nível estratégico, estamos nos referindo ao processo de avaliação de concordância e coerência quanto ao plano financeiro e ao plano estratégico da organização.

Com controle financeiro, você evita surpresas de última hora, por exemplo. É a melhor maneira de detectar desvios em orçamentos e tomar medidas adequadas para compensar, equilibrar e corrigir erros.


Políticas de investimento

Os investimentos são absolutamente essenciais para o desenvolvimento, o crescimento e a viabilidade de um negócio, mas, se não forem rigorosamente controlados, podem ser o principal foco de desequilíbrios orçamentários em uma empresa.

Por esta razão, a importância do controle financeiro se multiplica em relação ao tópico de investimento. Ele permite:

  • Avaliar políticas relacionadas à decisões de investimento;
  • Diferenciar entre investimentos em ativos imediatos, de curto prazo, de meio e de longo prazo;
  • Gerenciar dívidas relacionadas a tais investimentos.


Estratégias empresariais e operacionais

As políticas da empresa relacionadas às estratégias comerciais e operacionais têm tanto a ver com a geração de renda, quanto com a redução de custos. O controle financeiro fornece informações detalhadas e concretas sobre esses dois aspectos, tais como:

  • Fixação de preços
  • Consistência e viabilidade das estratégias de marketing
  • Estruturação de custos
  • Medidas de redução de custos


Perspectiva operacional

Do ponto de vista operacional, é possível controlar todas as contas vinculadas. Portanto, sua importância é primordial, e provavelmente é a fase do controle financeiro onde a maioria dos controles devem ser implantadas, registrando e avaliando todas as operações e transações.


Os principais ativos do controle financeiro

  • Uma vez detectados os problemas, é possível tomar medidas corretivas no tempo, evitando surpresas e situações irreparáveis.
  • Ele fornece uma visão geral do negócio como um todo, bem como por departamentos, e até mesmo para ações ou itens muito específicos. Isso permite a plena conscientização sobre a situação financeira do negócio e permite que as ações sejam tomadas no foco do problema.
  • Permite o controle financeiro em todos os níveis da organização: estratégico, operacional, investimento, etc.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais