[Novidade Donuz] Campanha para clientes inativos

Nova funcionalidade da Donuz te ajuda a trazer seus clientes inativos de volta através de campanhas de Call To Action

Em um famoso texto de Russel Conwell, pastor norte americano, chamado Acres de diamante, ele conta a seguinte história:

Uma pessoa abandona a casa onde mora e sai pelo mundo em busca de riquezas. Muitos anos depois, quando volta, descobre que o terreno onde morava antes tinha uma mina de diamantes. Estaria tudo bem se nesse local já não morassem outras pessoas, que compraram a casa e agora são milionárias.

Tá, mas porque estou te contando isso? 

A história do pastor ilustra bem o que quero lhe mostrar: muitos empreendedores têm dentro de seus estabelecimentos um potencial grande de vendas – o tesouro, que são seus clientes – e não está lhes dando a devida atenção ou os deixando irem embora facilmente.

Neste texto, vou lhe mostrar como a campanha para clientes inativos da Donuz pode lhe ajudar a atingir um maior número de sucesso em retorno daqueles clientes que já não voltam mais em seu estabelecimento há algum tempo e mostrar como essa ferramenta pode lhe ajudar ainda mais na eficiência com o seu programa de fidelidade.

                                                                                                            

Resumo da novidade

  • A importância de uma CTA 
  • Esta funcionalidade vai lhe ajudar a retomar o relacionamento com aqueles clientes que não voltam 
  • Entenda como funciona a CTA da Donuz 
  • Principais resultados a se obter

 

Esta nova funcionalidade vai lhe ajudar a retomar o relacionamento com aqueles clientes que não voltam 

Imagina aquele cliente que não volta em seu estabelecimento a algum tempo, e de repente, ele retorna e volta a consumir de seus produtos ou serviços novamente. É uma boa?

Tá, esses clientes ainda não retornaram, mas posso te dizer que uma das melhores estratégias para que isso aconteça, e com frequência, é a campanha para retorno de clientes inativos da Donuz. 

Isso significa dizer que você sai da categoria de totalmente passivo à fuga de seus clientes, e passa, de maneira efetiva e assertiva, a se comunicar com eles de forma com que esses se sintam atraídos a voltar e comprar contigo novamente. 

 

Vou ser mais claro: 

  1. O cliente não compra mais contigo; 

  2. Você percebe a falta desse cliente;

  3. Com isso, você está perdendo vendas; 

  4. Com essa nova funcionalidade, você se comunica com esses clientes através de e-mails, enviando promoções através de cupons resgatáveis; 

  5. Ele recebe o e-mail, considera a opção por resgatar esses cupons e novamente volta a ser seu cliente. 

 

Na prática, como funciona a CTA da Donuz

O CTA desenvolvido pela Donuz trabalha inteiramente de forma automatizada, e funciona da seguinte maneira:

1º passo: Defina um período de recorrência em que seu cliente retorna em seu estabelecimento.

Exemplo: Em uma padaria, o período de recorrência desse cliente é quase que diariamente, pois ele precisa comprar o pão matinal, leite, pó de café e etc.

Outro exemplo é em um restaurante de comida japonesa, que se difere um pouco da padaria. Nesse segmento de restaurante, o período de recorrência desses clientes pode ser de duas em duas semanas, sendo um pouco mais ou um pouco menos que isso.

2º passo: Definido esse período de recorrência, o próximo passo é o monitoramento desses clientes, se eles estão voltando ou não em seu estabelecimento no período estipulado como normal para o retorno dele.

3º passo: Baseando-se novamente no exemplo do restaurante, se o cliente não retornar dentro de duas semanas da última compra, ele estará apto a entrar na lista dos clientes inativos.

O cliente estando nessa lista, logo, ele receberá em seu e-mail alguns conteúdos definidos pelo próprio empresário, com call to actions que estimule ele a resgatar esses cupons e retornar ao seu estabelecimento.

Tudo de uma forma muito simples. No primeiro link, como visto na imagem abaixo, se encontra a opção de campanhas que podem ser criadas para ser enviadas para esses clientes, bem como a data inicial e final da campanha, e as métricas que ela gerou. 

No segundo link se encontra a opção de edição dessas campanhas, onde pode ser configurado as campanhas a serem enviadas para esses clientes inativos. 

No terceiro e último link da ferramenta se encontra a opção de validação de vouchers, onde é gerenciado os cupons que os clientes resgatam e você pode dar baixa em todos que forem usados. 

Principais resultados a se obter

  • Retorno de clientes que já não tinham o objetivo de voltar;
  • Aumento do faturamento médio;
  • Aumento do relacionamento entre o cliente e a sua marca;
  • Retenção desses clientes que passam a entender sua preocupação com ele;
  • Mais resultado no seu programa de fidelização de clientes.
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