O que é e como anunciar no Groupon?

Tudo o que seu negócio precisa para atrair mais clientes com a ajuda de um dos maiores sites de compras do mundo

Os sites de compras coletivas são uma ótima opção para empresas que querem atrair novos clientes para seu estabelecimento.

Além de contar com as ferramentas mais funcionais para ajudar o comerciante em seu processo de vendas,  eles contam com milhares de usuários que sempre acessam o serviço em busca de promoções e recebem e-mails marketing com as que mais lhe interessam de acordo com suas preferências.

Um dos sites mais populares desse segmento é o Groupon e neste artigo vou lhe mostrar um passo a passo sobre como criar um anúncio nesse site.

O Groupon iniciou suas atividades em 2008, em Chicago, nos Estados Unidos, com a predefinição de ser um site de compra coletiva local, tendo como objetivo promover estabelecimentos através de promoções que atraiam um grande número de consumidores, elevando a quantidade de compradores e o valor do ticket médio, além de promover a fidelidade desses clientes.

No entanto, desde 2013, a empresa saiu do ramo de compras coletivas e decidiu se posicionar como uma empresa de tecnologia, que oferece promoções para vendas em qualquer quantidade, diferente da compra coletiva, que exigia uma quantidade mínima de compras para a efetivação das promoções. 

O site está ativo na maioria das cidades dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Reino Unido, França e Portugal e em mais 42 países, se tornando líder mundial no segmento.

No Brasil, o Groupon está presente em mais de 50 cidades e oferece experiências inesquecíveis e estimulando a economia de pequenas, médias e grandes empresas.

Outros sites também oferecem um serviço parecido aqui no Brasil, alguns com um segmento específico de produto ofertado e outros com produtos diversificados, como é o caso do Peixe Urbano, Clickon e Hotel Urbano, e ainda assim o Groupon segue sendo o mais popular entre eles.

Com isso, a possibilidade de se obter lucro lançando suas promoções no Groupon são grandes se obedecido o princípio de entregar um produto ou serviço de qualidade para os seus clientes para que haja um retorno e, por consequência, o aumento do ticket médio, a retenção e a fidelização desses consumidores.

Como anunciar sua promoção no Groupon

O comerciante que estiver disposto a anunciar no Groupon terá que seguir alguns procedimentos simples para o ingresso na plataforma.

O primeiro passo é entrar no site grouponnegocios.com.br/comece-agora e preencher o formulário de cadastro de novos parceiros. 

Em seguida, um consultor da empresa entrará em contato contigo para que vocês possam encontrar uma melhor forma de deixar sua oferta lapidada para uma promoção no site.

Dentre as categorias existentes, o novo parceiro pode escolher entre ofertas personalizadas, que são as mais gerais e envolvem restaurantes, fast-food, produtos e salões de beleza, parques de diversão e outros; Groupon Shopping, que oferece um plano com maior exposição para os suas ofertas e promoções, e o Groupon Viagens, que é específico para promoções em pousadas, hotéis e pacotes de viagens.

Taxas para anunciar

Não existe uma porcentagem inicial pré-definida que você deve aplicar no preço de seu produto.

Segundo Caroline Santana, gerente do setor comercial do Groupon de São Paulo, as taxas são definidas em conjunto do Groupon com as empresas parceiras.

“Não tem como engessar uma porcentagem para que o cliente coloque sob o preço real de seu produto, pois cada tipo de estabelecimento tem sua particularidade. Podemos dar como exemplo um salão de beleza e um restaurante.

No salão de beleza, muita das vezes a mão de obra é o carro chefe no valor final do serviço, então podemos negociar um desconto maior para os clientes, pois os produtos, por vezes, não são problema no valor final. Já o restaurante, o custo maior vem dos produtos, não da mão de obra, como o salão, então temos que negociar uma promoção com uma porcentagem menor”, diz Caroline.

Caroline ainda diz que as definições do preço que o parceiro anunciará suas promoções no site também levam em conta a localização do estabelecimento, perfil dos frequentadores, valor do ticket médio e outras mais.

Sendo assim, é essencial que você planeje uma oferta que leve o cliente a consumir outros itens e é importante que você fidelize este cliente na sua primeira visita, para aumentar as chances deste cliente voltar a comprar contigo e você obter lucro dele em outras vendas.

Muitas empresas criam um programa de fidelidade e cadastram os clientes em sua primeira compra para criar ações para estes clientes voltarem depois.

Benefícios aos parceiros anunciantes do site

  • Todos os anúncios são sem custo inicial. Você só paga um percentual pelo que vender.
  • Se a sua promoção for algo que chame a atenção de um grande público, eles garantem campanhas virais nas mídias sociais e e-mail marketing.
  • O Groupon disponibiliza newsletters em vários sites promovidos também pelos mecanismos do Google, pois a empresa entende que o quanto mais sua promoção fizer sucesso, maior será o lucro deles, e também o seu.
  • Os resultados são 100% mensuráveis. Você não perde nenhuma estatística sobre o seu anúncio.
  • Como visto no tópico sobre como anunciar no Groupon, a execução do anuncio é bem simples, apenas com um cadastro e logo após, um consultor da empresa lhe prestará uma consultoria para adequar sua promoção em busca dos melhores resultados.

Exemplos de promoções no Groupon 

 

Na opção acima, o restaurante situado na cidade de Belo Horizonte ofereceu, em seu cardápio de pizzas, um desconto de 35% no valor original do pedido.

De R$ 62,25, o valor para a oferta no Groupon foi para R$ 39,90. 

 

Um combo dois hambúrgueres, duas bebidas e uma batata frita nesse restaurante no bairro Castelo, em Belo Horizonte, tem o valor original de R$ 64,80, mas com a promoção sendo anunciada no Groupon, o mesmo produto sofreu redução de 34% no preço original e é oferecido ao valor de R$ 42,90. 

 

Essa promoção em um lava rápido no centro de São Paulo oferece um desconto de até 67% no valor original para tickets comprados pelo Groupon. No entanto, existem várias opções disponíveis para a escolha. Observe: 

 

Você sabia que o Groupon é líder de mercado no Brasil?

Brasil, Argentina, México e Chile são os maiores consumidores do Groupon na América Latina.

Informações úteis sobre o Groupon

  • Com a compra de seu principal concorrente, o Living Social, em outubro de 2016, o Groupon se credenciou definitivamente como o principal e-commerce de compras no mundo em seu segmento.
  • O valor da empresa saiu de zero a 1.3 bilhão nos seus primeiros anos de vida.
  • Uma parceria com a GAP vendeu 11 milhões de dólares em apenas 24 horas de promoção.
  • Youtube demorou aproximadamente 1 ano para ser avaliado em 1 bilhão de dólares, o Groupon demorou apenas 7 meses.
  • 97% dos estabelecimentos querem repetir as ofertas e continuar a parceria.

Entendeu todos os detalhes de um anúncio no Groupon?

O próximo passo é botar a mão na massa e se preparar para receber mais clientes em seu estabelecimento.

Conte-me nos comentários quais são suas expectativas e, se já anunciou, fale quais foram os resultados e fique ligado aqui no blog para as próximas postagens.

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