Por que a gestão da sua empresa influencia na fidelização do cliente?

Gerenciar uma empresa consiste em um conjunto de ações e estratégias que são aplicadas ao negócio, através da utilização de recursos financeiros, humanos e estruturais, para assim, crescer e obter resultados mais satisfatórios.

Uma gestão eficiente engloba todas as áreas da empresa, desde planejamento, gestão de pessoas, de projetos, de conhecimento, financeira, valores, políticas da empresa, até inovação tecnológica

Com todos esses âmbitos internos da empresa alinhados, chega o momento de construir o relacionamento da empresa junto aos clientes, com o objetivo de levar até eles, a melhor experiência de compra. Vários fatores contribuem para tal, mas tudo se inicia através do reconhecimento do valor que o cliente tem no sucesso de sua marca.

Um ponto indispensável para conquistar o cliente, é entregar o melhor atendimento possível, pois, além de ser o primeiro contato com a marca, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? 

Dicas para atender seu cliente da melhor forma possível

  1. Seja ágil e educado na abordagem

Tanto na internet quanto no presencial, é importante que não deixe seu cliente esperando. Ninguém gosta de esperar, muito menos no momento de compras. 

Seja agradável e atencioso. Se for presencial, sorria e mantenha contato visual. 

Lembre-se de fazer seu melhor, até para evitar que seu potencial cliente procure o concorrente.

  1. Chame o cliente pelo nome

De acordo com o Marketing 4.0, estamos na Era do Cliente, aquela no qual o mercado é que se adapta às necessidades do público, não o contrário.

Outra característica é a exigência de atendimento personalizado e de qualidade, por isso, chame seu cliente pelo nome e mostre que ele é único e especial para sua marca

  1. Treine seus funcionários

Nada como ser atendido por alguém que conhece o que vende, certo?

Por isso, invista na qualificação de seus funcionários, a chance de concluir uma venda será muito maior. 

  1. Pós atendimento

O pós atendimento é conhecido como pós venda, ou seja, é o serviço prestado ao cliente após a compra. Pode ser incentivado a partir de promoções, descontos,  benefícios exclusivos e outros.

Pós-venda e sua relação com a fidelização do cliente

O pós-venda tem relação direta com a fidelização de clientes. A experiência positiva que o cliente tem no momento da compra, é o que faz com que ele volte a consumir seus produtos/serviços. 

O fator emocional é um ponto de grande relevância para a construção do relacionamento da empresa com o cliente, já que a relação é construída e consolidada através da confiança e visão que o mesmo tem da marca. A união estratégica desses dois fatores (experiência e fator emocional) faz com que a fidelização tenha maior probabilidade de ser efetiva. 

Conclusão

Atualmente, as pessoas buscam mais que só produtos de qualidade, elas querem tratamento personalizado e benefícios exclusivos. 

As empresas devem ter como compromisso a construção de um relacionamento duradouro com os clientes, através da união dos stakeholders (proprietários e acionistas da empresa, seus clientes, fornecedores, colaboradores, etc) bem treinados, com o mesmo objetivo, o de satisfazer os desejos dos clientes, a fim de conquistá-los e fidelizá-los. 

Boas práticas de gestão nas empresas ajudam a compreensão do próprio negócio e do mercado em que a empresa atua, podendo assim ter uma definição muito mais realista sobre os resultados desejados, bem como se planejar melhor para o futuro.

O sistema TagPlus é um ERP que integra processos comerciais e operacionais para a gestão comercial de seu empreendimento, através da integração com mais de 15 aplicativos, gestão de estoque, relatórios, geração de notas fiscais, suporte pós venda, entre outros. 

Quer saber mais? Clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Informações da autora

Renata Scaff é a responsável pela criação de conteúdo de parcerias e blog da TagPlus. Ecóloga e estudante de Publicidade e Propaganda, é verdadeiramente apaixonada por leitura.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais