WhatsApp Empresarial

Como a sua empresa pode relacionar com os clientes através do WhatsApp Empresarial

O WhatsApp Empresarial acaba de lançar a sua versão para pequenas e médias empresas na Play Store na Indonésia, na Itália, no México, no Reino Unido e nos EUA e nas próximas semanas, será liberado para o resto do mundo. A nova ferramenta se chama “WhatsApp Business” e permite que empresas criem perfis profissionais para entrar em contato com seus clientes.

A intenção deles, é eliminar a estranheza que é conversar com um estranho no WhatsApp sobre assuntos comerciais. Além disso, ter contatos comerciais no WhatsApp Empresarial significa que você não pode compartilhar muita coisa no Status caso não queira misturar sua vida profissional com a pessoal. O WhatsApp Empresarial permitirá que os donos de pequenos negócios criem perfis profissionais de verdade e ainda trará alguns recursos pensados especificamente para esse novo tipo de usuário.

O perfil empresarial, por exemplo, poderá ser acompanhado de informações como descrição das atividades comerciais da empresa, e-mail, endereço físico e website. Será possível preparar respostas prontas para perguntas frequentes, evitando que você tenha que digitar sempre o mesmo texto quando algum cliente novo aparecer. Perfis profissionais ainda receberão estatísticas de leitura de suas mensagens e poderão utilizar o WhatsApp Web normalmente.

Com tudo isso, os clientes saberão que estão se comunicando com uma empresa e não com um número de telefone estranho. Eventualmente, o mensageiro passará a autenticar essas contas, bem ao estilo Twitter e Facebook, para dar mais confiabilidade ao recurso e evitar que perfis falsos se propagem.

Os usuários não precisarão fazer nada para começar a se comunicar com empresas no WhatsApp Empresarial. Além disso, eles poderão bloquear contas comerciais ou reportá-las como propagadores de spam da mesma forma que fazem com perfis tradicionais atualmente.

O WhatsApp informa que mais de 80% dos pequenos negócios no Brasil e na Índia usam o WhatsApp atualmente para se comunicar com seus clientes, mas esses dois países — provavelmente os maiores mercados para o WhatsApp Empresarial — ainda não podem usar a ferramenta.

É preciso baixar um novo aplicativo para usar as ferramentas empresariais?

Depende. Pessoas físicas não precisam baixar um novo app. O WhatsApp atual, que todo mundo tem instalado no celular, será suficiente para entrar em contato com perfis empresariais.

Responsáveis por empresas deverão baixar o aplicativo WhatsApp Empresarial, edição especial que deve aparecer na central de downloads dentro de um mês. Para que o estabelecimento possa entrar em contato com o cliente, é necessário que a pessoa física forneça o número de celular ou que tenha voluntariamente acionado primeiro a empresa por meio do app.

Quais os requisitos para uma empresa usar o WhatsApp Empresarial?

Para utilizar o WhatsApp Empresarial, as empresas devem ser de pequeno ou médio porte. Também será preciso ter um número de celular que não esteja vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp, mesmo que seja na versão comum. Ou seja, se sua empresa utiliza o WhatsApp na modalidade atual, precisará usar uma linha diferente para se cadastrar na versão Business.

O WhatsApp testa ainda uma terceira modalidade de serviço de troca de mensagens, o Enterprise, voltado para grandes corporações. Por ora não há informações sobre a data de lançamento.

Quais são as informações que o perfil empresarial pode exibir?

Por enquanto, sabe-se que o WhatsApp Empresarial permite exibir ao cliente informações como descrição do negócio, endereço de e-mail, endereço físico e site oficial. Ainda não se tem informações se haverá detalhes mais completos, como horário de funcionamento e preço, informações que estão disponíveis em páginas de empresas no Facebook e no Google.

O WhatsApp Empresarial permite chatbot?

Sim. De acordo com informações do próprio mensageiro, será possível programar os seguintes contatos automáticos:

  • Respostas rápidas para perguntas frequentes
  • Saudações apresentando a empresa em questão
  • Avisos caso o estabelecimento esteja fora do horário de atendimento

O WhatsApp Empresarial funciona em todos os celulares?

Não. É necessário ter um smartphone com sistema Android para instalar a versão do aplicativo dedicada a empresas. Não se sabe quando será liberada uma versão para iPhone (iOS).

O escritório do WhatsApp no Brasil informou que se o celular for dual chip, o dono dele poderá manter o app regular e o app Business funcionando simultaneamente.

O WhatsApp Empresarial funciona no PC?

Sim. De acordo com a equipe por trás do aplicativo, há como receber e enviar mensagens do WhatsApp Empresarial usando o computador. O funcionamento será similar ao do WhatsApp Web, que possibilita ver no PC as mesmas mensagens exibidas no aplicativo de smartphone.

Como funcionam as “Contas Confirmadas”?

Nem toda empresa com uma conta no WhatsApp Empresarial terá o selo de conta confirmada ao lado do nome de usuário. Só receberá o reconhecimento perfis cujo número de telefone utilizado no app tenha sido verificado pela equipe do mensageiro.

Em quais países o WhatsApp Empresarial está disponível?

Atualmente, o download sem convite é possível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México. O aplicativo deve desembarcar no Brasil ao longo de janeiro e fevereiro. Empresas de pequeno porte, como uma gráfica no Espírito Santo e um estúdio de fotografia no Rio de Janeiro, participam da fase experimental.

 

Comentários