E-mail marketing para relacionamento com clientes

Como o e-mail marketing da Donuz te ajuda no relacionamento com clientes

Muitos empreendedores investem pesado em marketing para atrair cada vez mais novos clientes, o que gera despesas que poderiam ser mais baixas se concentrassem parte de sua atenção para aqueles clientes que, alguma vez, já realizaram uma compra e tiveram a oportunidade de conhecer seus produtos.

Uma das maiores referências do marketing, Philip Kotler, já dizia:

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.

Provavelmente você já deve saber da importância que o marketing de relacionamento tem para aumentar a renda da empresa através da retenção de clientes.

Caso esteja desatualizado sobre o assunto, dê uma olhada no nosso post de Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas.

Como exemplo de ação de marketing de relacionamento, conheça o case do restaurante Creps.

Por meio de estratégias de marketing de relacionamento, o fast-food se aproximou de seus clientes, aumentou a taxa de retenção e o ticket médio.

Assista ao vídeo:

Com a finalidade de ajudar empresas a manter um relacionamento duradouro com seus clientes, a Donuz oferece uma ferramenta de e-mail marketing para que você consiga tratar cada cliente como se fossem únicos – e eles realmente são – de forma automatizada.

Como Funciona a ferramenta de e-mail marketing para relacionamento com clientes?

Com o programa de fidelidade Donuz, você consegue ter acesso a dados dos seus clientes que lhe permitem criar campanhas personalizadas e e-mails diferenciados de acordo com o perfil de cada consumidor.

Utilizando esses dados cadastrados no sistema, é possível configurar a ferramenta para filtrar o envio de um e-mail de acordo com condições como:

  • Aniversário
  • Última vez que efetuou compra
  • Saldo de pontos
  • Quantidade de prêmios resgatados
  • Sexo
  • Idade
  • Data de cadastro
  • Data após cadastro
  • Profissão
  • Time que torce

Há outras condições disponíveis no sistema e ainda é possível criar campos adicionais no cadastro, para adquirir mais informações que você julgar importante e que também poderão ser usadas como condições de envio desses e-mails.

Você pode enviar um e-mail utilizando apenas uma dessas condições ou também pode combinar várias delas para filtrar ainda mais esses clientes e fazer com que esse e-mail seja cada vez mais pessoal.

Outra forma de tornar o e-mail mais efetivo é utilizar o nome do cliente e alguns outros dados pessoais no texto, como saldo de pontos e confirmação de dados cadastrais.

A plataforma Donuz lhe permite colocar esses dados automaticamente no texto, de forma que você configura apenas uma vez e os e-mails são disparados como gatilhos, com os dados de cada cliente, sempre que a condição for alcançada e obedecendo a periodicidade que você definir.

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

 

Exemplos de gatilhos para e-mail marketing

Dentre vários outros, alguns exemplos de e-mails automáticos que podem ser criados são:

Aniversário

Todo mundo gosta de ser lembrado nessa data tão especial, então aí está uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente e ainda realizar uma nova venda. Nesse e-mail, além de parabenizá-lo, você pode enviar um cupom de desconto para o cliente utilizar no mês do seu aniversário.

Datas comemorativas

Dia dos pais, dia das mães, dia da mulher, dia das crianças e todas as outras datas especiais do ano podem ter um e-mail programado para ser enviado no dia certo e para as pessoas certas.

Além de serem momentos propícios para fazer promoções, também são oportunidades de não deixar que o cliente se esqueça de sua empresa e sempre que precisar do seu produto ou serviço, sua marca será a primeira que virá em sua mente.

Sentimos sua falta

Há sempre aquele cliente que compra na sua empresa apenas uma vez e depois você nunca mais o vê ou demora a retornar. Mas como a plataforma da Donuz possui o registro de todos os clientes, você pode manter o contato até mesmo com esses “turistas”.

Nesse caso, você pode até mesmo propor uma condição especial para esse cliente voltar a comprar com mais frequência.

Resgate seu prêmio

Como a Donuz trabalha com fidelização por meio de programa de pontos, um e-mail muito utilizado é para lembrar os clientes que eles já podem trocar seus pontos por algum prêmio disponível.

De acordo com o saldo de pontos de cada um, eles recebem um informativo dos prêmios que podem resgatar.

A imaginação será o limite para a criação de e-mails marketing, mas por outro lado, você deve ficar atento para não encher a caixa de e-mail do seu cliente e causar o efeito contrário do esperado.

Os e-mails devem ter uma periodicidade adequada para que seu cliente não se esqueça de você e sinta-se importante para sua empresa, mas de uma forma que não se torne um incômodo.

Pensando nisso, a Donuz conta com especialistas para lhe instruir na configuração desses gatilhos e garantir que seu programa terá a melhor estratégia de e-mail marketing possível, adaptada para a realidade da sua empresa.

O que fazer para adquirir a ferramenta de e-mail marketing da Donuz?

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

Essa ferramenta está inclusa na contratação do programa de fidelidade Donuz, que é um programa de pontos para os clientes, em que o valor de toda compra realizada será convertido em pontos que poderão ser acumulados e trocados por prêmios que sua empresa disponibilizará em uma loja de prêmios online.

Esse programa também pode ser direcionado para seus funcionários.

A função do programa de fidelidade é atrair, reter e fidelizar clientes, a fim de reduzir custos de aquisição de novos clientes e aumentar a receita da empresa.