E-mail marketing para relacionamento com clientes

Muitos empreendedores investem pesado em marketing para atrair cada vez mais novos clientes, o que gera despesas que poderiam ser mais baixas se concentrassem parte de sua atenção para aqueles clientes que, alguma vez, já realizaram uma compra e tiveram a oportunidade de conhecer seus produtos.

Uma das maiores referências do marketing, Philip Kotler, já dizia:

Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.


Provavelmente você já deve saber da importância que o marketing de relacionamento tem para aumentar a renda da empresa através da retenção de clientes.

Caso esteja desatualizado sobre o assunto, dê uma olhada no nosso post de Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas.


Como exemplo de ação de marketing de relacionamento, conheça o case do restaurante Creps.

Por meio de estratégias de marketing de relacionamento, o fast-food se aproximou de seus clientes, aumentou a taxa de retenção e o ticket médio.

Assista ao vídeo:


Com a finalidade de ajudar empresas a manter um relacionamento duradouro com seus clientes, a Donuz oferece uma ferramenta de e-mail marketing para que você consiga tratar cada cliente como se fossem únicos – e eles realmente são – de forma automatizada.


Como Funciona a ferramenta de e-mail marketing para relacionamento com clientes?

Com o programa de fidelidade Donuz, você consegue ter acesso a dados dos seus clientes que lhe permitem criar campanhas personalizadas e e-mails diferenciados de acordo com o perfil de cada consumidor.

Utilizando esses dados cadastrados no sistema, é possível configurar a ferramenta para filtrar o envio de um e-mail de acordo com condições como:

  • Aniversário
  • Última vez que efetuou compra
  • Saldo de pontos
  • Quantidade de prêmios resgatados
  • Sexo
  • Idade
  • Data de cadastro
  • Data após cadastro
  • Profissão
  • Time que torce


Há outras condições disponíveis no sistema e ainda é possível criar campos adicionais no cadastro, para adquirir mais informações que você julgar importantes e que também poderão ser usadas como condições de envio desses e-mails.

Você pode enviar um e-mail utilizando apenas uma dessas condições ou também pode combinar várias delas para filtrar ainda mais esses clientes e fazer com que esse e-mail seja cada vez mais pessoal.

Outra forma de tornar o e-mail mais efetivo é utilizar o nome do cliente e alguns outros dados pessoais no texto, como saldo de pontos e confirmação de dados cadastrais.

A plataforma Donuz lhe permite colocar esses dados automaticamente no texto, de forma que você configura apenas uma vez e os e-mails são disparados como gatilhos, com os dados de cada cliente, sempre que a condição for alcançada e obedecendo a periodicidade que você definir.

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • Medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • Criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • Mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • Conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ


Exemplos de gatilhos para e-mail marketing

Dentre vários outros, alguns exemplos de e-mails automáticos que podem ser criados são:


Aniversário

Todo mundo gosta de ser lembrado nessa data tão especial, então aí está uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente e ainda realizar uma nova venda. Nesse e-mail, além de parabenizá-lo, você pode enviar um cupom de desconto para o cliente utilizar no mês do seu aniversário.


Datas comemorativas

Dia dos pais, dia das mães, dia da mulher, dia das crianças e todas as outras datas especiais do ano podem ter um e-mail programado para ser enviado no dia certo e para as pessoas certas.

Além de serem momentos propícios para fazer promoções, também são oportunidades de não deixar que o cliente se esqueça de sua empresa e sempre que precisar do seu produto ou serviço, sua marca será a primeira que virá em sua mente.


Sentimos sua falta

Há sempre aquele cliente que compra na sua empresa apenas uma vez e depois você nunca mais o vê ou demora a retornar. Mas como a plataforma da Donuz possui o registro de todos os clientes, você pode manter o contato até mesmo com esses “turistas”.

Nesse caso, você pode até mesmo propor uma condição especial para esse cliente voltar a comprar com mais frequência.


Resgate seu prêmio

Como a Donuz trabalha com fidelização por meio de programa de pontos, um e-mail muito utilizado é para lembrar os clientes que eles já podem trocar seus pontos por algum prêmio disponível.

De acordo com o saldo de pontos de cada um, eles recebem um informativo dos prêmios que podem resgatar.

A imaginação será o limite para a criação de e-mails marketing, mas por outro lado, você deve ficar atento para não encher a caixa de e-mail do seu cliente e causar o efeito contrário do esperado.

Os e-mails devem ter uma periodicidade adequada para que seu cliente não se esqueça de você e sinta-se importante para sua empresa, mas de uma forma que não se torne um incômodo.

Pensando nisso, a Donuz conta com especialistas para lhe instruir na configuração desses gatilhos e garantir que seu programa terá a melhor estratégia de e-mail marketing possível, adaptada para a realidade da sua empresa.


O que fazer para adquirir a ferramenta de e-mail marketing da Donuz?

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

Essa ferramenta está inclusa na contratação do programa de fidelidade Donuz, que é um programa de pontos para os clientes, em que o valor de toda compra realizada será convertido em pontos que poderão ser acumulados e trocados por prêmios que sua empresa disponibilizará em uma loja de prêmios online.

Esse programa também pode ser direcionado para seus funcionários.

A função do programa de fidelidade é atrair, reter e fidelizar clientes, a fim de reduzir custos de aquisição de novos clientes e aumentar a receita da empresa.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais

Como fazer o cliente voltar a comprar?

Em um mercado altamente competitivo, conquistar novos clientes é importante, mas manter os clientes existentes é crucial para o crescimento sustentável de qualquer empresa. Fidelizar clientes não apenas gera receita…

Leia mais