Como atrair clientes para lanchonete e encantá-los

Mais do que contar com produtos deliciosos ou uma fachada chamativa, se você quiser dominar a arte de como atrair clientes para lanchonete é necessário realizar um conjunto de estratégias.

Diante de um ramo altamente competitivo e repleto de opções, é fundamental conseguir se destacar na mente do consumidor, buscando não apenas conquistar clientes, mas também fidelizá-los. Assim será possível manter um faturamento no longo prazo, que é o objetivo de todo empreendedor.

Por isso separamos algumas dicas para você poder atrair clientes para a sua lanchonete, fidelizar esses consumidores e consequentemente potencializar ainda mais o seu faturamento mensal.

Mas primeiro, assista à essa animação para entender a importância de fidelizar

Atendimento ao cliente

Quer saber o que você mais deve focar para entender como atrair clientes para lanchonete?

Ofereça um atendimento memorável!

Depois que a primeira pessoa vai à sua lanchonete e gosta, são grandes as chances de retornar e indicá-la para seus amigos.

E como ter um atendimento memorável?

Comece pelo que está ao seu alcance.

Trabalhe algo diferente em seu cardápio, motive seus funcionários a estarem sempre de bom humor e a atenderem seus clientes com alegria.

No vídeo a seguir, veja a importância dos seus funcionários em estratégias de retenção e fidelização.

Incentive os garçons e atendentes a oferecerem boas combinações para os clientes, ou os melhores – de verdade, e não os mais caros – pratos da casa. Essa proximidade certamente pode fisgar seus clientes e, além de trazer eles de volta, ainda pode te fazer ganhar outros consumidores.

O recado é:

Jamais negligencie o atendimento. Pense todos os dias em novas formas de encantar os seus clientes.

Só assim poderemos ir para o próximo passo.

Conheça seu público-alvo

Outro ponto chave para o sucesso de uma lanchonete é conhecer o público que a frequenta ou que pode frequentá-la. Para isso, o ideal é fazer uma pequena pesquisa na região do estabelecimento antes de escolher abri-lo.

Assim, você pode conhecer os hábitos alimentares das pessoas, o volume de gente que passa próximo ao ponto escolhido e as principais demandas daquela região.

Se sua lanchonete já está aberta e você não fez isso, não se assuste.

Sempre é tempo de analisar o bairro e, já que está com o estabelecimento funcionando, você pode inclusive perguntar para seus clientes. Assim será possível ajustar seu cardápio – caso necessário – às suas demandas.

Tenha um ambiente convidativo

Ainda que lanchonetes sejam lugares para, essencialmente, se ficar pouco tempo, é fundamental que sua decoração seja convidativa para que os clientes se sintam à vontade para entrar e comer.

Por isso, na hora de abrir e manter a sua lanchonete, não se esqueça de investir tempo e cuidado em cada uma das peças que compõem o ambiente. Das cadeiras ao balcão, tudo faz a diferença para criar uma experiencia bacana a quem for visita-lo.

Além disso, é fundamental manter a limpeza em dia principalmente dos banheiros, que geralmente são locais onde se confirma a limpeza do estabelecimento. Esses itens são básicos, mas não podem passar em branco caso você queira que seus clientes voltem e o indiquem para seus amigos.

Invista também em iluminação. Ninguém se sente à vontade de entrar em um lugar escuro e desconhecido, principalmente quando está em vias de decidir onde quer comer.

Invista em divulgação

Todos sabemos que nenhum negócio, seja qual for seu setor, sobrevive sem publicidade.

Mas um ponto importante é:

Você está investindo certo a sua verba de propaganda?

Com a popularização da internet, é bastante comum que alguns negócios estejam direcionando toda a sua verba para as mídias sociais, e nem sempre isso é uma boa ideia.

Não podemos jamais esquecer o poder de um bom panfleto, bem planejado e desenhado, com boas fotos, entregue no bairro e nas regiões mais próximas. Esse tipo de material, principalmente quando impulsionado com uma boa promoção, pode trazer ótimos resultados.

Outra dica interessante de como atrair clientes para lanchonete é tentar fazer parceria com empresas da região, fornecendo alguns descontos para incentivar os funcionários a frequentarem seu estabelecimento.

 

Promoções

Como citamos rapidamente acima, as promoções podem ser uma ótima forma de conquistar seus primeiros clientes. A maneira mais comum é criar os “combos” com comidas e bebidas e um desconto atraente, mas existem diversas alternativas.

Se sua lanchonete já está em funcionamento, uma delas é aproveitar um dia ou horário de movimento baixo e criar uma promoção específica para esse período. Esse tipo de promoção é excelente para trazer toda uma nova clientela, que talvez não conheça sua lanchonete, além de reativar os frequentadores atuais.

Promoções para “Happy Hour” e fim de semana também são sempre bem-vindas, principalmente se seu estabelecimento trabalha com bebidas alcoólicas e porções. Nesses dias é possível dar uma boa alavancada no faturamento, afinal, tendem a ter um consumo consideravelmente mais alto.

Trabalhe nas mídias sociais

Embora seja um erro delegar toda a sua verba de propaganda para as redes sociais, também não se pode cair no erro de ignorá-las. Afinal, a cada dia que passa elas se tornam mais presentes na vida de todos os brasileiros, e certamente isso não é diferente em sua região.

O ponto é que o trabalho das redes sociais deve ser uma extensão da loja, ou seja, sabe aquela linguagem bem-humorada que demos como exemplo no tópico do atendimento? O ideal é que, caso você use esse tipo de linguagem em sua lanchonete, ela seja replicada nas mídias sociais.

Diferente do que muitos pensam, as mídias sociais não podem ser apenas um canal onde você veiculará as suas promoções para seus clientes. Elas precisam ser um canal de comunicação entre a sua lanchonete e seu potencial consumidor e, por isso, não devem ficar cheias de propaganda o tempo todo.

Equilíbrio é fundamental, afinal, ninguém quer virar o chato do Facebook.

 

Use programas de fidelização

Uma das melhores e mais eficientes maneiras de como atrair clientes para lanchonete e fidelizá-los é lançar mão de programas de fidelidade.

Ao fazer uso de alguma dessas estratégias, sua lanchonete passa a ganhar mais visibilidade, e a tendência é que os clientes queiram comprar ali para poderem acumular mais pontos e ganhar mais benefícios.

Naturalmente, todo esse processo precisa ser bem planejado, e é fundamental que todos os seus funcionários fiquem cientes da inclusão desse novo diferencial em seu estabelecimento.

Além disso, não se esqueça de divulgar em todos os seus canais de comunicação essa novidade, afinal, ela pode ser ótima para atrair novos clientes para a sua lanchonete.

Escolha um produto de destaque

Essa estratégia é bastante comum e, dependendo da sua lanchonete, pode ser bastante interessante para você.

Escolha um produto que você sabe que é muito bom, e transforme-o em seu carro-chefe, fazendo com que as pessoas peçam por ele assim que chegarem.

Tornar-se conhecido por conta de um produto específico é uma ótima maneira de alcançar muitos clientes, podendo inclusive se tornar uma referência daquele tipo de produto.

Para dar uma aura ainda mais especial ao produto, não esqueça de destacá-lo no cardápio, e em toda a comunicação da lanchonete.

Muitos estabelecimentos pelo Brasil se tornaram referências regionais em determinados pratos e, se você acredita que tem algum produto que pode chegar a esse patamar em sua lanchonete, essa estratégia é ótima para que alcance cada vez mais clientes.

Naturalmente, cada uma dessas estratégias leva algum tempo para ser planejada, executada e para trazer seus resultados.

Mas, com paciência e perseverança, certamente todas elas poderão te ajudar atrair mais clientes para a sua lanchonete e a aumentar consideravelmente seu faturamento.

Recapitulando, para atrair mais clientes para a sua lanchonete, comece por um atendimento memorável e busque divulgar o seu estabelecimento de forma online e offline.

Crie um ambiente atraente, faça promoções periódicas e invista num simples programa de fidelidade para incentivar o retorno dos clientes.

Não é fácil, mas é simples. Basta começar e testar novas possibilidades até transformar o seu estabelecimento no melhor point da região.

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