Case de fidelização de clientes – Restaurante Zettai

Estar à frente da concorrência no ramo de alimentação, em si, já é uma tarefa muito difícil, e estar à frente e com ótimos níveis de avaliação dos clientes quando o assunto é comida japonesa, que vem crescendo em alto nível em todos os estados do Brasil, é uma tarefa digna de aplausos. 

Esse é caso do restaurante Zettai, especializado em culinária japonesa, localizado na cidade de São Carlos, há 240 km de São Paulo. O restaurante foi fundado em 2011 pelo Sushiman Emerson Conquista e gerenciado por sua família. Hoje, o restaurante é gerenciado por Felipe Conquista, filho de Emerson, e tem como principal missão sempre oferecer diferenciais no atendimento a seus clientes e sempre manter a qualidade nos pratos da culinária japonesa, que é o carro chefe da casa.

Em 2013 a equipe de marketing do Zettai implanta o seu primeiro programa de fidelidade usando um cartão de papel com o propósito de dar uma refeição ao seu cliente quando completasse com carimbo os 10 quadrinhos. O objetivo era fazer com que o cliente ficasse satisfeito ao estar ganhando algo após uma jornada de compras no restaurante, e com isso, fidelizá-lo.

Só que a partir de um certo momento, Felipe Conquista juntamente com a equipe de marketing decidiram que precisavam evoluir nesse relacionamento com o cliente. 

A SOLUÇÃO: SOFTWARE DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES 

O restaurante Zettai implantou em 2014 um programa de fidelidade utilizando a plataforma Donuz. Passou a pontuar, cadastrar seus clientes e a cada compra realizada os membros ganharam pontos que posteriormente puderam ser trocados por benefícios.

Outro acerto que a parceria Donuz + Zettai atingiu foi buscar entender o que os clientes pensavam, quem eram e o que eles queriam, estratégias fundamentais para conseguir atingir o sucesso nos negócios. Para isso era preciso entender como os clientes viam o restaurante e seus produtos, então foi implantado uma pesquisa de satisfação online que era respondida após cada compra realizada.

Já no dia após a compra, o cliente recebia essa pesquisa. Criou-se uma conexão offline e online, pois os clientes usavam o aplicativo e o website para ver os pontos, os prêmios disponíveis e até mesmo fazer os resgates dos prêmios, fazendo o engajamento ser ainda maior com o programa.

Além disso, na plataforma foram criadas várias campanhas automatizadas como mensagens de boas-vindas, campanhas de produtos, datas comemorativas como aniversário, dia das mães, cupons de desconto, dicas da culinária japonesa e entre outras. Estas ações automatizadas são disparadas de acordo com a segmentação programada e isso foi crucial no ganho de tempo e relacionamento constante com os clientes.

Se alguém falar que é difícil, o exemplo é minha avó, que tem 65 anos e é ela mesmo que cadastra e lança os pontos através do aplicativo de celular”                 – Felipe Conquista 

DESAFIOS  

Ninguém aqui do restaurante imaginava que o retorno fosse vir de forma tão rápida. Tínhamos a dúvida se seria realmente a melhor opção investir nesse tipo de sistema de fidelização, gastar tempo e depois ter que abortar tudo e tentar outra coisa.

Nossa estratégia anterior, por maior que fosse a nossa boa vontade, não estava à altura das nossas ambições, então decidimos confiar na Donuz e deixar que eles nos oferecessem o que de melhor tinham para que nossas estratégias fossem as mais assertivas possível.

RESULTADOS  

“Se não tivéssemos implantado o programa de fidelidade a dois anos, hoje não teríamos um faturamento de 60% do total exclusivos dos clientes fidelizadosFerramentas e métricas de análise são muito mais importante do que apenas dar pontos e prêmios, como usávamos no cartão de papel”.  – Felipe Conquista, Gerente do restaurante 


Os resultados trouxeram números maiores que o esperado. Além do aumento da receita, com os dados obtidos dos clientes, o Felipe entendeu o perfil dos clientes e com isso começou a gerar ações de marketing com custos muito menores que praticava anteriormente. 

LEIA TAMBÉM 

CASE DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM CASA DE CONSTRUÇÃO 

CASE DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM FAST FOOD 

CASE DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM PAINTBALL 

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais

Como fazer o cliente voltar a comprar?

Em um mercado altamente competitivo, conquistar novos clientes é importante, mas manter os clientes existentes é crucial para o crescimento sustentável de qualquer empresa. Fidelizar clientes não apenas gera receita…

Leia mais

Como automatizar o marketing com o cliente usando a Donuz

Você já parou para pensar na importância de estabelecer um relacionamento sólido com seus clientes? E se eu lhe disser que, com a Donuz, você pode automatizar esse processo e…

Leia mais